top of page
  • Foto do escritorFernanda Polo

Muros da Intolerância: 30 anos da Queda do Muro de Berlim


Um monumento no chão com o inscrito Berliner Mauer 1961-1989.
Foto: Fernanda Polo

Durante 28 anos, um muro dividiu a Alemanha ao meio. O muro de Berlim foi mundialmente conhecido por dividir a República Democrática Alemã (oriental) e a República Federal da Alemanha (ocidental). A barreira física representava, acima de tudo, a cisão entre Alemanha socialista e capitalista e era o reflexo do mundo polarizado da Guerra Fria e pós Segunda Guerra Mundial.


A saída de quase 3 milhões de pessoas da Alemanha oriental e socialista para Berlim Ocidental é o que motivou a construção do muro, que só deixaria de existir em 1989, em um dos eventos históricos contemporâneos mais lembrados. Em 2019, a queda do famoso muro de Berlim completa 30 anos.


O radiodocumentário “Muros da Intolerância: 30 anos da Queda do Muro de Berlim”, produzido pela alunas de Radiojornalismo II da UFRGS, busca reconstruir esse acontecimento histórico marcante. Além de entender as causas que levaram à construção do muro e os impactos sobre a população da época, o documentário também reflete sobre os muros atuais, frutos da intolerância crescente dos governos ao redor do mundo.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page